segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jurandir Rodrigues



Jurandir Rodrigues iniciou sua carreira na Companhia do Ballet Stagium, onde permaneceu por três anos, se apresentando nos teatros mais importantes do Brasil. Dançou no festival de Guanajuato de Cervantino, México dois anos consecutivos e em 1996 se apresentou na Bienal Brazilian de Lyon, França. 


No Brasil foi considerado pelo Jornal A Folha de São Paulo um dos talentos da nova geração de bailarinos. Em 1997 iniciou sua carreira como solista, dançando como convidado sobre todo território nacional.
Em 2000 ganhou bolsas de estudo em várias escolas internacionais como London Studio Center (Inglaterra), Ópera de Viena (Áustria) e Palluca Schüller Dresden (Alemanha) onde estudou técnica masculina e pás-de-deux.
Assim como outros bailarinos brasileiros, teve oportunidade de integrar uma cia clássica fora do país. Recebeu o contrato de solista para dançar na Cia de Saarbrücken na Alemanha. Porém, sempre soube que deveria fazer algo pela dança clássica em seu próprio país, optou permanecer no Brasil, integrando a companhia dos solistas do teatro Municipal de São Paulo, dançando vários Ballets de Repertório.
No Seminário Internacional de Dança de Brasília, dançou o ballet Diana e Acteon com a bailarina russa Olga Dorotseva, solista do Ballet Clássico de Moscou, que o convidou a participar como partner acompanhante no Concurso Internacional de Moscou.

Durante sua carreira ganhou vários prêmios como Melhor Bailarino em grandes festivais nacionais. Dançou em grandes Festivais como Jackson – EUA, Varna – Bulgária, entre outros. Já recebeu vários convites importantes para a sua carreira como dançar para os políticos Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf e José Serra.

Atualmente é membro da Cia Sociedade Masculina onde teve a oportunidade de dançar por dois anos consecutivos em Paris e em 2006 além de Paris, também apresentou-se na cidade de Biarritz – França. Recentemente se apresentou em turnê pela Alemanha e França. Além de todas essas apresentações através da Cia Sociedade Masculina, também é diretor da Cia Única e dança sobre todo território nacional e internacional como partner acompanhante e bailarino convidado de noites especiais.

Pelo seu vasto conhecimento no segmento da dança, fez diversos espetáculos independentes em formato de Mostra de danças, com bailarinos convidados.

Por acreditar no potencial da Dança no Brasil, no início do corrente ano funda a Cia Única de Ballet, onde efetivamente desenvolve seu papel como diretor geral da mesma, tendo como elenco bailarinos convidados em destaque no cenário da dança fazendo apresentações de trechos de Ballets de Repertório. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário